Uma data e um acontecimento digno de reflexão. Hoje no primeiro dia do mês de novembro do ano de 2022, foi lançada oficialmente e de maneira orgânica, pelo Presidente da República, a direita militante no Brasil. O discurso de Bolsonaro que de acordo com o protocolo deveria reconhecer a derrota e desejar boa sorte ao presidente eleito, vinculou os 58 milhões de votos que recebeu ao surgimento de uma nova ordem militante, e ainda não doutrinária, que surgiu com toda força no país. O Brasil nunca mais será o mesmo.
Ainda não é uma doutrina. É apenas um lampejo de ideologia, que contém o conteúdo necessário para de tornar uma doutrina: imanência divina, patriotismo exacerbado e culto à família. A partir de então surgirão os intelectuais que desenvolverão a almejada doutrina.
Uma doutrina necessita de organização metodológica, disciplina e formação intelectual, através de teses científicas e ideário, onde o pensamento conservador será o motor principal das obras elencadas. Toda essa construção irá desaguar em uma organização partidária orgânica e em milhares de organizações da sociedade civil que aglutinarão a militância de base em todos os municípios do Brasil.
Esses milhões de invisíveis se tornarão concretos como lideranças locais da direita, de onde surgirão os vereadores, prefeitos, deputados e senadores do futuro. Ainda bem que Bolsonaro em sua tosca intelectualidade, não tentou ou nao conseguiu erigir uma doutrina. Tentou um partido político o Aliança Pelo Brasil, mas não logrou êxito devido a ausência de organicidade. Elegeu vários parlamentares pela força do governo e surfando na onda antipetista que persiste, e não por qualquer tipo de doutrina. Parece que a derrota doída fez Bolsonaro descer do pedestal de onde governava, fazendo-o entender que precisa parar com as fanfarronices para fazer esta laboriosa construção.
Bolsonaro dará um grande salto em sua carreira política pois, para realizar esta construção terá que abandonar sua faceta miliciana, canalha e arrogante.
Resta saber se aquela massa de cabelos grisalhos com camisetas verde e amarela terão vontade e disciplina militante para participar da construção do ideário conservador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário