Postagem em destaque

Eu Negro

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Flores e Cores


O poder da imaginação me fez deixar a pobreza alienante e renitente que me consumia, obrigando-me a entrar em um avião ainda bem jovem, para cruzar o oceano rumo ao velho continente, mais precisamente Roma. 
Fui sem medo, sozinho, cheio de esperanças e bolsos vazios de dinheiro, falando muito mal o inglês e quase nada de italiano, hoje talvez não fizesse. 
Meus livros, minhas canções, minha atuação profissional e política são o resultado de uma vida inteira imaginando e sonhando cenários virtuosos. Muitas vezes são sonhos visivelmente impossíveis, como por exemplo, concretizar uma rede nacional de reforço escolar para crianças nas comunidades de periferias mais vulneráveis. Mas esse e outros sonhos sempre me empurraram para a frente, me fazendo caminhar sem olhar muito para trás. 
Penso que nossos alunos precisam cultivar o hábito de sonhar ou aprender a sonhar. Devem compreender que o mundo sempre será do tamanho de seus sonhos. Precisam sonhar e imaginar, crescer e ousar, caso contrário estarão fadados a carpir no mundo plúmbeo da conformidade submissa. Estarão expostos ao risco de compor as tristes fileiras do futuro exército de mão de obra de reserva do capitalismo sólido e produtivo, passando a se tornar parte de um indesejado e triste estoque étnico descartável, como dizem os burgueses.
Docentes também devem sonhar, imaginar e também ousar, caso contrário se tornarão a trava cognitiva dessas crianças em um mundo futuro, onde cumprirão o papel de exterminadores de sonhos, de fomentadores de resignações ao reproduzirem um mundo velho, gasto e encardido que já não existe mais. Tirarão as cores e os perfumes das flores e cultivarão um pântano sombrio e movediço de onde as crianças encontrarão dificuldade em sair para dias festivos e radiantes de luminosidade.
Mas até nos pântanos nascem flores coloridas e perfumadas. Precisamos observar nosso comportamento de maneira estóica, pois, a nossa função primordial é drenar o pântano ameaçador e preparar o solo para depois transformá-lo em um belíssimo jardim.
Cada criança é uma semente que brotará desse jardim. Temos que cuidar dele com sabedoria, pois água demais ou de menos prejudica seu desenvolvimento. Muito sol e muita chuva também, assim como as ervas daninhas que se apressam em proliferam rapidamente. Se não forem tiradas do meio ambiente em pouco tempo sacrificarão todo o jardim.
O lindo desabrochar dessas flores para a vida, são o maior presente que uma mãe pode receber e que uma família pode admirar. Parte desse maravilhoso milagre acontece na sala de aula e no ambiente escolar onde os docentes comprometidos com a sabedoria propiciação mil primaveras sucessivamente , como se nunca fossem parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário