Postagem em destaque

Eu Negro

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

AURORA CURSINO DOS SANTOS - A COSMOVISÃO DO CAOS

Aurora Cursino dos Santos, nasceu em 1896 na cidade de São José dos Campos, São Paulo. Deixou um casamento falido para trás e veio para o Rio de Janeiro, onde ingressou na vida noturna e na prostituição. Depois de um período na boemia, deixou a prostituição para trás, fazendo um curso de enfermagem e trabalhando em casas de família como cuidadora e doméstica.
Seu estado mental começou a se agravar e a partir de então passou a frequentar instituições de internação psiquiátrica, onde passou por uma criminosa lobotomia. 
Apesar de todo o sofrimento, nos longos períodos de confinamento, desenvolveu seu talento natural para a pintura. A qualidade de seu talento lhe levou a participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Morreu em 1959, deixando mais de duzentas telas que retratam na maioria das vezes o cotidiano da prostituição e a condição de submissão das mulheres. Também deixou uma séria infindável de vaginas e pênis em telas que geralmente não são expostas. Assim como Arthur Bispo do Rosário, passou grande parte da vida em manicômios sem a mínima condição de reabilitação. Seu talento e sua vida de sofrimentos começam a ser resgatados por estudiosos do Brasil e do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário