Postagem em destaque

Eu Negro

quinta-feira, 9 de junho de 2022

AMAZÔNIA EM CHAMAS II


O presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal é o Vice-presidente da República, o General Hamilton Mourão. É assustador constatar que a região onde estão desaparecidos o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista da Funai Bruno Pereira, Atalaia do Norte/Vale do Javary é uma área totalmente abandonada pelo estado brasileiro e popularmente conhecida como "terra de ninguém".
O estado de anomia que prevalece na região, gerou uma profunda desregulação na harmonia e no pacto social institucional da coletividade.  Por conta disso, a região colapsou institucionalmente, no que tange ao conjunto de regras democráticas e disciplinadoras, passando a vigir o poder da opressão marginal. Esse sistema impõe uma metodologia de controle através de polos criminosos como, narcotráfico, garimpo ilegal, extração de madeira ilegal, caça ilegal, biopirataria, invasão de áreas indígenas, assassinatos e prostituição de menores. A própria base da Funai local, por exemplo, já foi atacada a tiros oito vezes nos últimos dois anos.
O que faz o presidente do Conselho da Amazônia? O que as Forças Armadas, Polícia Federal, Ibama, Funai, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão fazendo na região? Como permitem que todos esses malfeitos ocorram sob suas barbas? Se o país tivesse um Congresso Nacional de verdade, e não um balcão de negócios como é hoje, certamente promoveria uma apuração séria sobre os eventos deletérios que ocorrem nessa "Terra de Marlboro" que é Atalaia do Norte.
Os esforços para rastrear os celulares foram em vão. O barco que os dois estavam usando também desapareceu. Os rumores acerca de uma emboscada estão cada vez mais robustos. O tempo na Amazônia é o pior inimigode quem está perdido na floresta. As chances de encontrá-los com vida são cada vez menores. Caso o duplo óbito dos desaparecidos seja confirmado, a devastadora notícia será uma punhalada mortal na já combalida candidatura de Bolsonaro à própria reeleição. Será a facada ao contrário, a punição pela farsa da facada fake que foi utilizada na última eleição.
Nada compensará a perda de duas vidas tão importantes para a sociedade e para o meio ambiente. Porém, de onde estão, estarão sorrindo, pois seus martírios serviram ao menos para trazer de volta a democracia para a nação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário